No Tibia, jogadores com Premium Account têm a opção de alugar uma casa ou loja para guardar itens ou dormir. Líderes de uma Guilda também podem alugar uma Guildhall para todos os membros da sua guild se encontrarem.

Central Plaza 1.png

Uma boa casa de Carlin, proxima ao Depot , uma cama e espaço para enfeites.

Benefícios

Uma casa grande oferece muitas vantagens, aqui estão algumas delas:

  • Controlar quem tem acesso à casa, e quem pode abrir/fechar cada porta.
  • Guardar um número infinito de itens.
  • Capacidade de dormir em uma cama para regenerar Hitpoint, Mana e Soul Points enquanto estiver offline.
  • Mostrar com segurança seus itens a outros jogadores.
  • O interior de uma casa é zona protegida.
  • Como na vida real, com o passar do tempo as casas são cada vez mais valorizadas. Em servidores antigos, você pode vender casas por grandes quantidades de dinheiro.
  •   Em casas com salas separadas, você pode ganhar dinheiro “alugando” um espaço para outros jogadores utilizarem uma cama.

Obtendo uma Casa

Para obter uma casa você precisa de uma Premium Account e dinheiro suficiente para mantê-la. Casas são geralmente mais caras em mundos antigos. Os preços também são um pouco maiores em mundos Optional PvP.

Há duas maneiras de obter uma casa:

1) A forma mais comum é visitar a seção de casas no Tibia.com e procurar uma casa em leilão (auctioned) que seja adequada. Você então pode fazer a oferta de compra da casa.
2) Outra maneira é você procurar jogadores que possam vender suas casas. Você pode fazer ofertas para comprar, mesmo o jogador não fazendo anúncio para vender a cada. Comprar uma casa de outro jogador é seguro, pois o Tibia conta com um método de transferência de casa de um jogador para o outro.

Leilão

A quantia a ser ofertada pela casa deve se limitar ao dinheiro que você tem em sua conta bancária, e lembre-se que esta quantia deve ficar reservada em sua conta bancária (você não pode usá-la) até que alguém oferte uma quantia acima da sua ou o leilão termine. Observe que você não pode retirar o seu lance, mas pode baixar ou aumentar ele. Se você ganhar o leilão, terá que pagar o lance vencedor mais o primeiro aluguel (o dinheiro é debitado de sua conta bancária).

Se a sua Premium Account terminar durante o leilão, este irá continuar normalmente. No entanto, se você ganhar o leilão como uma conta gratuita, terá que pagar o lance vencedor e o primeiro aluguel, mas você não vai tomar posse da casa (que será leiloada novamente). Por isso, pense duas vezes.

O dinheiro do aluguel será debitada da sua conta bancária a cada 30 dias, tenha certeza de que há dinheiro suficiente no banco.

Transferência

O proprietário de uma casa pode através do site Tibia.com transferir sua casa a outro jogador. O dinheiro do aluguel será debitado da sua conta bancária, do comprador na mesma data cobrada do proprietário anterior, e, em seguida, será debitada a cada 30 dias. Se uma casa, é transferida na data do vencimento, o novo proprietário terá que pagar esta renda, enquanto a casa é transferida.

Perdendo a casa

Você perde sua casa nos seguintes casos:

  • Se você não pagar aluguel sete dias após o aluguel estar vencido.
  • Se sua Premium Account acabar.

No caso da sua Premium terminar, você perderá a casa no próximo server save. No entanto, você ainda será capaz de transferir a casa para outro jogador enquanto estiver Free Account (a transferência ocorre antes da casa ser perdida, se ambos estiverem definido para acontecer no mesmo server save).

Se você foi banido e não pode entrar no jogo para depositar dinheiro em sua conta bancária para pagar o aluguel, você pode pedir para um amigo transferir dinheiro para sua conta. O aluguel será debitado normalmente a partir de sua conta bancária, se você for banido ou não.

Direitos na Casa

O proprietário de uma casa sempre terá acesso a todos os quartos e na porta de entrada da casa, mas é possível controlar o acesso para quaisquer outros jogadores.

Existem dois tipos de acesso à casa:

1) O primeiro determina se o jogador é ou não “convidado” na casa.
2) O segundo determina quais as portas que ele podem abrir e fechar.

Lista de Convidados

Esta lista determina quem poderá entrar na casa. Qualquer jogador na lista de convidados pode entrar na casa, e pode entrar em qualquer divisão da casa, mas eles não podem abrir ou fechar todas as portas. Portanto, se a porta estiver fechada, o jogador não será capaz de entrar mesmo se forem convidados (ver secção sobre acesso à portas abaixo).

Proprietários e Sub-Proprietários podem editar a lista de convidados permanentes da casa usando as palavras Aleta Sio.

Você também pode utilizar alguns caracteres curinga na presente lista:

* pode ser usado para substituir qualquer texto.
? pode ser usado para substituir uma única letra.
! você pode negar o acesso de certo jogador ao colocar este símbolo na frente de seu nome
# Especifica comentários na lista.
@ utiliza-se como regra de um grupo especial.
*@<nome do mundo> Então, dá acesso a todas as pessoas do mundo.
*@<nome da guilda> dá acesso a todos os membros de certa guilda.

  Exemplo de Lista de Convidados

#Lista para House 1, Flat 3

#Minha melhor amiga
Relambelia Roarsia

#Estes caras estão sob investigação, estão expressamente excluídos
!Santoria Plantation
!Santorino Hulaburia

#Permissão a todos os meus outros Chars
Santor*

#Grande amigo com múltiplos Chars
Hannibrag?

Nesta lista de convidados, os seguintes jogadores teriam acesso à casa:

  • Relambelia Roarsia
  • HannibragD
  • HannibragS
  • Santor Grandula
  • Santorula Whoards
Cuidado! Se alguém mais tarde criar um character chamado Santor The Hacker, esse também estaria convidado, Tome cuidado quando utilizar múltiplos convites.Todos os outros jogadores do mundo não estariam convidados para a casa  

Sub-Proprietários

Sub-proprietários de uma casa podem editar a lista de convidados ou expulsar jogadores da casa.
Proprietários podem editar a lista de sub-proprietários na casa usando as palavras: ‘Aleta Som’.

Acesso às Portas

A lista de acesso às portas determina quais jogadores são permitidos abrir e fechar portas específicas. Existe uma lista de acesso para cada porta na casa, incluindo a porta principal. Os donos das casas podem editar o acesso das portas quando estiverem de frente para uma delas, e usando a magia aleta grav. Estas listas funcionam da mesma forma que a lista de convidados.

Comandos da Casa

O acesso à casa é controlado pelas seguintes magias:

Nota: Somente o dono e o sub-dono podem usar essas magias.

  • aleta sio– Edita a lista de convidados
    • Edita a lista de personagens convidados na casa
  • aleta som– Edita sub-donos
    • Edita a lista de sub-donos da casa. Necessário ser o dono da casa para usar esta magia..
  • alana sio “Nome do personagem– Joga o personagem para fora da casa.
    • Esta magia irá teleportar o personagem que estiver com o nome na magia para fora da casa, logo à frente da porta principal. Você também pode usar essa magia por você mesmo para sair mais rapidamente da casa de alguém, no entanto, somente os donos e sub-donos podem usar essa magia para jogar outros jogadores para fora da casa.
  • aleta grav– Edita as permissões da porta.
    • Use esta magia enquanto estiver de frente para a porta. Edite a lista de personagens que podem ou não abrir a porta desejada. Cuidado: todos os personagens invitados na casa podem passar por portas que estão abertas, até mesmo se eles não estiverem na lista de quem pode abrir ou fechar a porta.

Decoração da Casa

Tibia possui várias opções para decorar sua casa. A maioria das pessoas gosta de deixar seus itens de maior valor no chão da casa, para que outras pessoas vejam o quão forte e poderosa é esta pessoa. Algumas pessoas usam móveis para decorar sua casa, e quase todo mundo tem algum tipo de item que é pendurado na parede, como por exemplo um espelho ou um tapete para paredes. Algumas pessoas tem ainda decorações mais exóticas, como Model Ships, Telescopes, Rocking Horses e ainda árvores de Natal.